top of page

Sobre o Artista

Valtin Kioma é um artista plástico e tatuador brasileiro, nascido em 1990 na cidade de Itabira, Minas Gerais. Desde muito jovem demonstrou grande paixão pela arte, e aos poucos aprimorou suas técnicas por meio de práticas autodidatas.

 

Valtin cresceu na cidade vizinha em Santa Maria de Itabira, onde morou até seus 19 anos. Em 2009, mudou-se para Belo Horizonte em busca de emprego e oportunidades de estudo. Ele conseguiu um emprego como eletricista de manutenção em uma empresa de ônibus e, mais tarde, conseguiu uma vaga na faculdade, onde cursou Engenharia de Controle e Automação até o quinto período.

Em 2015, com uma crise econômica brasileira, Valtin perdeu o emprego na capital e, com algumas dificuldades financeiras, abandonou o curso e voltou para sua cidade natal, Santa Maria de Itabira, onde passou a se dedicar mais intensamente à arte. Voltou a desenhar como forma de acalmar a mente e diminuir a ansiedade, e logo percebeu que tinha talento para isso.

 

Ao postar seus trabalhos nas redes sociais, Valtin chamou a atenção de muita gente, que pediu para encomendar retratos de familiares e outras obras artísticas. O tempo foi passando e Valtin foi percebendo sua evolução como artista e muitas pessoas de sua cidade o encorajou a fazer artes em peles, já que as tatuagens estavam em alto naquele período. Ele conseguiu uma boa encomenda de desenhos de uma grande empresa de sua cidade, e foi aí que ele decidiu investir na arte da tatuagem e comprou seu primeiro kit de tatuagem.

 

Em 2019  ele abriu seu primeiro estudio de tatuagem e com muita dedicação e esforço, Valtin tornou-se um tatuador reconhecido, com uma ampla gama de estilos e temas, que vão desde tatuagens tradicionais até as mais inovadoras. Hoje ele também é conhecido por sua habilidade como artista plástico, produzindo trabalhos em diversas técnicas, como desenho, pintura e pirografia.

 

Suas obras são caracterizadas por uma atenção cuidadosa aos detalhes e uma abordagem crítica e reflexiva de temas como natureza, mitos e tabus, bem como questões sociais como racismo e preconceito. É influenciado por vários estilos artísticos, como o realismo e o surrealismo, e procura sempre explorar a plasticidade inerente a cada linguagem artística.
 

Valtin é um artista plástico e tatuador multifacetado, com uma paixão e dedicação por sua arte que o torna um nome a ser observado no cenário da arte contemporânea. Seu objetivo é levar sua arte para o mundo, participando de exposições individuais e coletivas e ampliando ainda mais sua visibilidade e impacto como artista.
 

Por favor, envie-me um e-mail se quiser saber mais sobre qualquer assunto.  Tentarei responder o mais rápido possível, geralmente dentro de 24 horas.

bottom of page